A MMP, Microinfusão de Medicamentos na Pele consite em uma terapia complementar para alopecia, onde medicamentos são injetados no couro cabeludo.
Dr. Ronaldo Borges e Especialista em MMP - Microinfusão de Medicamentos na Pele no Leblon - Rio de Janeiro - RJ. Com mais de 10 anos de experiência.
A perda de cabelo é um problema que afeta muitas pessoas em todo o mundo. Felizmente, avanços na área da dermatologia têm proporcionado soluções inovadoras para tratar a perda de cabelo e estimular o crescimento capilar.
Um desses avanços é a Microinfusão Capilar, também conhecida como MMP (Microinfusão de Medicamentos na Pele).
A MMP consiste em uma terapia complementar para alopecia, onde medicamentos são injetados no couro cabeludo por um aparelho, utilizando microagulhas com velocidade e profundidade controladas e alta precisão para absorção local.
Este tratamento funciona de forma diferente dos tradicionais: ao invés de ingerir o medicamento, ele é injetado na parte superior da derme e funciona diretamente nos folículos capilares. Assim, os efeitos colaterais são minimizados ou nulos. Além disso, o estímulo das microagulhas incitam fatores de crescimento folicular na própria pele, favorecendo o nascimento de um fio mais grosso. A vantagem é que o procedimento é menos doloroso e mais eficaz que a mesoterapia (técnica que usa seringas comuns), e acelera os ganhos de resultados na calvície.
Dessa forma, estimuladores de crescimento, vitaminas e nutrientes que irão auxiliar no crescimento saudável e diminuir a queda dos fios. Além disso, com o MMP, a medicação permanece por semanas na parte superficial da pele, agindo no foco do tratamento, próximo aos bulbos capilares.
A combinação de medicamentos pode variar dependendo das necessidades individuais do paciente.
Na ponta do aparelho, existem microagulhas que fazem movimentos de vai e vem sobre a pele (furando-a em uma frequência que pode variar de 50 a 3.000 vezes por minuto).
O profissional, então, aplica o medicamento na extremidade dessas agulhas e começa a aplicação destas na superfície desejada. O objetivo é fazer com que a substância em questão seja absorvida pela pele de forma precisa, rápida e uniforme, o que faz do procedimento uma alternativa extremamente eficaz.
Para calvície/queda de cabelos (o medicamento é aplicado no couro cabeludo, nas regiões em que as falhas aparecem. O procedimento é rápido, simples e feito sob anestesia local. A quantidade de sessões, por fim, varia de acordo com o estágio da queda de cabelos e, claro, com o desejo do paciente. O intervalo entre uma consulta e outra costuma ser de um mês).
Embora a MMP - Microinfusão de Medicamentos na Pele seja geralmente segura, pode haver alguns efeitos colaterais, como irritação no couro cabeludo, vermelhidão e coceira. Contraindicações podem incluir alergias aos medicamentos utilizados. É importante fazer uma anamnese bem detalhada com seu médico antes de iniciar o tratamento.
Antes da MMP - Microinfusão de Medicamentos na Pele?, é importante informar o profissional sobre alergias ou condições médicas existentes. Após o tratamento, podem ser necessários cuidados específicos, como evitar a exposição ao sol direto no couro cabeludo, bem como banho de mar/piscina na primeira semana.
Deve ser seguir as instruções do seu médico em relação à lavagem e cuidados com os cabelos.
Dr. Ronaldo Borges e Especialista em MMP - Microinfusão de Medicamentos na Pele no Leblon - Rio de Janeiro - RJ